Jesus, o melhor amigo


               JESUS O MELHOR AMIGO!
Amigo é alguém em quem podemos confiar, que seja fiel, que nos compreenda, que estanda a mão a nos ajudar com uma palavra de conforto nos momentos que estamos em dificuldades na nossa luta diaria. Amigo é alguém com quem podemos passear, tomar um sorvete, compartilhar um livro e até nossos segredos. Alguém para bater um papo, trocar confidencias, enfim alguém para nos motivar na ousadia da luta diária pela vida.
Podemos ter muitos amigos, e por isso damos glórias à Deus, mas somente um foi capaz de morrer na cruz por nós, Jesus. Isso é maravilhoso, é confortante para cada um de nós. 


“Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio” Lc 1, 39-45.


Com essa passagem do evangelho de São Lucas vamos meditar, vamos partilhar um pouco sobre amigo, já que nessa semana comemoramos o dia do amigo.
Amigo é alguém em quem podemos confiar, que seja fiel, que nos compreenda, que estanda a mão a nos ajudar com uma palavra de conforto nos momentos que estamos em dificuldades na nossa luta diaria. Amigo é alguém com quem podemos passear, tomar um sorvete, compartilhar um livro e até nossos segredos. Alguém para bater um papo, trocar confidencias, enfim alguém para nos motivar na ousadia da luta diária pela vida.
Amizade é um sentimento fiel de afeição, de simpatia, estima e ternura entre pessoas. Amizade é relacionamento. Amizade é uma necessidade humano, todos nós temos necessidades de se relacionar, de conversar, de partilhar. Com um amigo ao lado, nenhum caminho é longo demais, porque nos dá força para continuar, apesar das dificuldades. Deus nos fez em comunidade em familia, justamente para isso, um ajudar o outro a caminhar.
Ser amigo é ser solicito, é servir, é amar. Amar como fez Maria na passagem que acabamos de meditar. Maria ouviu do anjo que Isabel , sua prima, estava grávida. Imediatamente se pôs à caminho em direção a casa de sua prima a uma distancia de aproximadamente 150 km. Hoje é fácil viajar, estradas pavimentadas, automoveis,onibus. Mas naquela época era à pé, ou mula. Viagem dificil, deve ter feito em 03 ou 04 dias pela região montanhosa, cheia de ladrões, passando frio, sol quente. Amigos, Maria grávida, abandonou tudo, sua vida, seu lar para ir até a sua prima que precisava de ajuda, já que Isabel era idosa e estava grávida. Nada impediu-a de ir lá, mesmo com todos os problemas e dificuldades encontradas, nada! Foi movida por um sentimento de prontidão, de disponibilidade de fraternidade, de amor ào próximo. Que amizade! Que amor! Porque o que move a amizade é o amor, o servir. Maria não ficou só no sentimentalismo. Quando soube que a prima, a amiga estava grávida,não ficou fazendo planos, arrumando desculpas, pensando nas dificuldades. Foi às pressas, diz a biblia, foi com rapidez, com preocupação pelo outro. Teriamos coragem de fazer isso hoje? Imagino a partilha dessas duas mulheres quando se encontraram. Que alegria tiveram uma com a outra quando partilhavam tudo o que Deus estava fazendo de maravilhoso e grandioso na vida delas. Isso é coisa de amizade mesmo! Amigo partilha! Amigo serve, amigo ama! Que exemplo Maria nos dá de amizade,pura verdadeira, fiel. Outra coisa grandiosa fez Maria naquele dia. Levou Jesus até Maria. Amigo é isso, é levar coisas boas, mostrar coisas aproveitamos, coisas que dão fruto, que valorizam o irmão, coisas que leva o proximo, o amigo à crescer. Isso é coisa de amigo verdadeiro, apresentar Jesus. Você já apresentou Jesus pra seu amigo? Pense nisso, isso é coisa de melhor amigo, é coisa louvável, apresentar a Salvação. Maria fez e faz isso muito bem. Nem sempre agimos como Maria agiu, como disponibilidade, com servir, fraternidade e acima de tudo com muito amor, que é quem move as verdadeiras amizades.
Devemos lembrar que existem amigos, e “amigos”. Alguns são leais, permanecem conosco a nosso lado independente da situação que encontramos, mas tem um grande número que se dizem ser amigos, mas nas horas dificieis desaparecem, é o famoso amigo da onça, você conhece? Tem uma historinha que ouvi esses dias e diz o seguinte. Dois amigos passeavam na floresta, e conversavam, partilhavam, contentes, felizes, como dois  amigos verdadeiros. Ouviram um barulho e viram um grande Urso, que vinha em direção à eles. Ao verem sairam correndo em disparada pelo mato afora. Um era magrinho e outro bem gordinho, imagem o que iria acontecer. O magrinho correu mais, e subiu em uma arvore, e ficou de lá de cima observando o que acontecia. O gordinho claro não conseguiu correr muito, pensou rápido, caiu no chão ficou imóvel e se deu como morto, prendeu até a respiração. O urso então veio, observou ele imóvel, cheirou seus ouvidos e foi embora. O magrinho então desceu da arvore e foi dizendo ao amigo: graças a Deus ele foi embora e não te comeu hein,mas me diga o urso te cheirou e falou alguma coisa no teu ouvido? O amigo gordo respondeu: pois é, ele disse no meu ouvido, que amigos verdadeiros não abandonam o outro, isso é coisa de covarde. Então é por ai, amigos verdadeiros, desinteressados, nunca abandonam seu amigo. Amigos que se aproximam da gente por causa da aparencia, daquilo que tenho, do que eu represento, ou seja se aproxima de mim somente quando tem interesse em algo. Isso acontece muito nesses tempos atuais. Época de eleição, arruma-se facilmente esse tipo de amizade. Os candidatos vem batem nas costas, parecem amigos nossos de longa data, e depois que se elegem somem.
Precisamos de amigos verdadeiros, que caminhem junto com a gente. Mas nem sempre podemos contar com eles. È dificil, principalmente nos dias de hoje, no mundo atual, tudo mecanizado, muito frio, sem amor. E sem amor é dificil uma amizade crescer. O amor éque move a amizade. Construimos mais amizades virtuais, do que reais. Só que essas amizades escondem muita falsidade. Então tomemos cuidado com isso.
Procuramos amizades verdadeiras, isentas de interesses e muitas vezes nos decepcionamos. Quantas vezes  fomos decepcionados, quando vezes fomos traidos por um que se dizia ser nosso amigo?
Mas, quero falar de alguém que é amigo verdadeiro, leal, que está sempre à nosso lado. Alguém que nunca decepciona, porque nos ama, e quer o nosso bem. Um amigo tão verdadeiro, tão real, e nos quer tão bem que se deixou ser crucificado numa cruz, para provar o quanto nos ama, e nos quer bem. Esse amigo é Jesus, nosso melhor amigo, nosso amigo verdadeiro e sincero.
Te convido a conhecer melhor esse amigo verdadeiro. Esse amigo fiel. Jesus é o meu melhor amigo. Ele está sempre à nosso lado, mesmo quando acreditamos que estamos sozinhos, abandonados. É ele que fala em nossos ouvidos, mesmo quando a gente acha que teve uma grande idéia. É ele que causa arrepios, quando a gente se aproxima de lugares e situações perigosas. E Ele que vela na cabeceira de nossa cama, pela nossa saúde, pelo nosso bem estar. É Ele que consola o nosso coração triste, abatido, desconsolado. É Ele que me escuta na alaegria, na trsiteza, na saúde, na doença. É Ele que sofre conosco, que chora conosco. É meu amigo, meu bom pastor, porto seguro, minha esperança, minha alegria, meu advogado, meu conselheiro, me ouve quando preciso de alguém para partilhar, atende meus pedidos, sente as minhas dores e se compadece de mim. Ama incondicionalmente, eternamente, não me trata mal, não vira as costas para mim, e NUNCA me abandona, não importa o que eu faço, ou deixo de fazer. E Ele  é o melhor amigo, porque é o ÚNICO QUE NOS TRAZ CONSOLO e ESPERANÇA. Por fim, Ele NUNCA DECEPCIONA!.
Como ser amigo de Jesus? Ele mesmo nos dá o caminho.
“...vós sós meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando” Jo 15,14. È condição. Ele quer ser nosso amigo. Nós queremos ser amigos de Jesus e para isso pe necessário fazer o que Ele manda. Mostramos a Jesus nossa amizade, quando obedecemos. Obedecer por amor à Ele, e não por imposição. Maria fez isso muito bem. Maria era serva fiel de Deus, e por isso é amiga de Izabel, é nossa amiga fiel. Quer ser amigo de Jesus? Põe em prática, viva os mandamentos dele. E temos algo mais a fazer pra ser amigo de Jesus:
-Escutar Jesus. Aprender com Jesus, seguir aquilo que o mestre nos ensina, ouvir a sua voz. Um bom amigo ouve seu amigo. Maria fez isso muito bem, ouviu a voz de Deus. Ouvir não só com os ouvidos, mas o ouvir de coração. Jesus nosso bom amigo, tem muito a nos falar, ouçamos Jesus.
-Assumir o jeito de agir de Jesus. Mais do que fazer as coisas para Ele, é segui-lo.  Quer ser amigo de Jesus? Ande com Ele!
-Amar. Amar. Amar. Amar incondicional, sem esperar nada em troca.
-Ser amigo: A única maneira de ter amigos é ser amigo. Seja amigo de Jesus. Ouça-a,escute-o,ande com Ele.
-Crer Nele: Se não crer Nele não ter como ser amigo. Podemos ser amigos em quem não confiamos, não colocamos fé naquilo que o amigo faz e fala? Para ser amigo de Jesus é necessário crer Nele.
-Encontrar-se com Jesus. É impossível ser amigo de alguem que você não conhece. Para ser amigo de Jesus é preciso ter um encontro pessoal com Ele. Deixar-se se encontrar com Ele, deixar Ele guiar nossa vida, nosso destino. Jesus quer ser nosso amigo.
Amigos, a verdadeira amizade, depende  da vontade de duas pessoas. Não adianta uma querer ser amiga e a outra não. Os dois tem que querer ser amigos. Da parte de Jesus não há duvidas, Ele quer ser nosso amigo, Ele deseja se aproximar e caminhar junto conosco. Ele não faz acepção de pessoas, não importa o que sou, o que fui, o que fiz, ou deixei de fazer. Jesus quer se nosso amigo, e você quer ser amigo de Jesus?  Porque Deus quer ser nosso amigo, Deus tem esse desejo porque é um Deus apaixonado pelo homem. Desde o inicio já é assim. Lá no Paraiso, quando Deus criou Adão e Eva, a Biblia, nos fala, que no final do dia, na brisa da tarde, Deus passeava com Adão e Eva. Deus visitava, passeava, partilha com os dois, sobre o grande amor que tem a nos dar. Mas depois o homem pecou, e quando Deus voltou para passear com eles no Paraiso, o homem se escondeu de Deus. E dai perderam o relacionamento, perderam a amizade com Deus. Não que Deus quizesse isso, porque Deus nunca abandona seus filhos, sua criação. O homem é que abandona Deus. E  depois Deus tentou restabelecer essa amizade, esse relacionamento com o homem, de várias outras formas com homens que foram levantados no antigo testamento como: Noé,Abrão, Josué e tantos outros
E mais rescentemente, enviou seu Filho Único, mandou o que mais tinha de precioso, Jesus, para morrer numa cruz do calvário, para colocar em prática seu plano de salvação para a humanidade.
Deus então nos deu a sua maior prova de amizade, como vemos no relato em Jo 15, 13-16. Mandou seu filho único, para que derramasse seu sangue na cruz do calvário, para assumir nossos pecados, e restabelecer a amizade com Deus. Que amor, que despojamento! Isso é coisa de amigo verdadeiro!
Podemos ter muitos amigos, e por isso damos glórias à Deus, mas somente um foi capaz de morrer na cruz por nós, Jesus. Isso é maravilhoso, é confortante para cada um de nós. Temos um amigo verdadeiro. Amigo fiel. Jesus além de trazer a salvação, da vida eterna, trouxe-nos sua amizade. Amizade incomparável e fiel de todos os dias, um amigo que está disposto a tudo, até a morrer numa cruz novamente, porque nos ama, incondicionalmente, ama sem pedir nada em troca. A única que Ele nos pede é: que a gente se deixe ser amado por Ele!
Para meditar:
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” Jo 15, 13
“Quanto mais participamos da vida de Cristo e quanto mais progredimos em sua amizade, tanto mais dificil de ele separar-nos pelo pecado mortal”. CIC 1395
Quer ser amigo verdadeiro?
Decida-se antes, por ser amigo de Jesus.
Oração: Senhor eu quero ser seu amigo. Me ajude Jesus, porque sou fraco, sou pecador, as vezes caio, desobedeço e não te dou ouvidos. Não faço aquilo que o Senhor tem pedido, tem falado. Mas, me ajude Senhor. O desejo em meu coração é de mudança, quero te seguir, quero ser seu amigo. A sua amizade é muito importante para mim, é o maior dom que posso receber, porque tua força me faz feliz, realizado, completo. Me faz uma pessoa nova todos os dias. Quero ser também um bom amigo à meu próximo e com sua força sei que vou conseguir. Da-me a tua força, a sua sabedoria, a sua paciência, o seu amor. Eu quero amar, eu quero servir, Senhor. Preenche-me com teu amor a minha mente, o meu coração, todo o meu ser. Obrigado Jesus, pois me deixas com o coração e alma cheia de esperanças. Me consola na hora da angustia, me faz companhia nos momentos de solidão. Obrigado meu Jesus, porque me ouve, me entende, chora comigo, sente as minhas dores, se compadece de mim, me ama incondicionalmente, não me trata mal, não me abandona. Li na palavra: Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro. Te encontrei Jesus. Tu és meu tesouro, tu és meu bem maior. Fica comigo Jesus. Seja meu amigo. Amém. Espoti- 21/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!