PERTENCER A FAMILIA DE DEUS



               PERTENCER A FAMILIA DE DEUS
"Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram. Ele respondeu-lhes: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?"  E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." Mc 3, 31-35

Vemos que Jesus falava à multidão, portanto cercado de pessoas que estavam em busca de “algo” mais pra suas vidas. Alguém avisa que sua mãe e seus irmãos querem lhe falar. Jesus pergunta: Quem é minha mãe e meus irmãos? Jesus então olha ao redor e responde: Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é minha mãe, meu irmão, minha Irmã.
Se olharmos sem uma análise profunda, dá a impressão de que Jesus não deu  valor a sua mãe, não deu atenção. Nossos irmãos separados gostam muito de utilizar essa passagem para alfinetar os católicos. Mas na verdade por fazem uma leitura ao pé da letra das sagradas escrituras. Jesus não estava renunciando sua mãe, sua família segundo a carne. Desde o inicio, desde a criação do mundo, do homem e da mulher, Deus nos fez em família. Faz parte do projeto de Deus, a família. Quis inclusive, não precisava, que Jesus viesse até nós em família. Como poderia então Jesus renunciar a sua família? Seria incoerência da parte dele. Como filho atento à sua família, ao dar a sua vida na cruz, antes de morrer, Ele passou a responsabilidade de cuidar da sua mãe, ao discípulo a quem Ele amava, João.
Jesus era manso e humilde de coração. Por onde andava exalava amor. Acolhia à todos sem distinção com muito amor. As pessoas ficavam desesperadas para falar com Ele, para chegar perto dele, e ao menos tocar o seu manto. Como achar que Jesus agiu de forma grosseira, como muitos dizem?
Jesus aproveitou o momento, onde tinha uma grande multidão reunida disposta à ouvi-lo, para dar um novo ensinamento, um ensinamento de extrema importância.
A família de carne é importante para nosso viver terreno, porem Jesus vem falar dos laços espirituais, da família espiritual. Enaltece portanto o quão é importante a sua família espiritual, que tem duração eterna.
Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? Jesus pergunta. Jesus usa muito essa pedagogia de perguntas para ensinar o povo, para estimular as pessoas a pensar. Fez isso muitas vezes. Vemos:
Credes que eu posso fazer isso? Quando da cura do cego.
Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? (Quando os fariseus queriam coloca-lo à prova)
Jesus pergunta agora à você, Quem é minha mãe, quem é meus irmãos? Pense e reflita sobre esse assunto. Você faz parte da família de Jesus? Você pertence à família de Deus?
É todo aquele que faz a vontade de meu Pai!
Todo aquele que faz a vontade, então todos estão incluídos e podem pertencer a família de Deus. Não importa cor, raça, condição social, religião. Mas tem uma condição: fazer a vontade de Deus.
O que é a vontade de Deus? Qual a vontade de Deus para nós?
Que sejamos felizes, que vivamos em paz, que estejamos bem, portanto que todos se salvem. Jesus nos diz qual a vontade de Deus para nós. “ Ora, está é a verdade daquele que me enviou, que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deste”. Que maravilha, Deus não quer perder nenhum de nós, Deus quer a nossa salvação, o nosso bem, porque nos ama. Fomos criados, fomos gerados por Deus de amor e de misericórdia, e que portanto por ser nosso Pai, quer o nosso bem.
Como fazer a vontade de Deus?
Tem uma frase de Santo Afonso de Ligório que resume: “É fazer o que Deus quer, e querer o que Deus faz.
É fazer o que Deus quer!
Obedecer a Lei de Deus, e seus mandamentos. Não há lei melhor do que a Lei de Deus. Os homens vivem criando leis, códigos, regulamentos para se sentirem bem e felizes, mas não conseguem o cumprimento delas, e acabam vivendo infelizes. Deus nos criou por amor e para o amor, e para isso fez leis santas e sabias para o nosso bem, para nossa felicidade, porém não entendemos e não conseguimos cumprir apenas 10 mandamentos, que são o suficiente para vivermos em paz. A bíblia diz que obedecendo os mandamentos o homem será feliz e abençoado. São promessas de Deus, é chuva de benção para todos nós.
Lutar contra o pecado. Pecado nos escraviza, nos afasta de Deus. Pecado tem conseqüências graves na nossa vida. Se você ainda tiver dúvida das conseqüências do pecado, olhe para Jesus na cruz, e veja o quanto ele foi destruído por nossas faltas. Quem peca deixa de fazer a vontade de Deus.
Lutar contra o mal. Não se conformar com o mal que está no mundo. “Não vós conformeis com este mundo, mas transformai-vos renovando vossa mente, a fim de podermos discernir qual a vontade de Deus. Rm 12,2
Não posso conformar com o que vejo de errado, não posso tomar parte do que está errado. Só porque os outros fazem o que é errado, não devo eu fazer também.
E, o mais importante para podermos fazer a vontade de Deus, e portanto poder tomar posse do que Deus tem reservado para nós, é fazer o que Jesus disse no seu maior, e mais importante mandamento: Amar. Amar como Ele amou, de forma incondicional. Só o amor á Deus e ao próximo nos fará cumprir com reta intenção, sem desanimo e com diligência a vontade de Deus, e aceitar o que Ele tem para nós. Amar, amar, sem esperar nada em troca. Amor doação. Amor servir.
Querer o que Deus faz!
Aceitar, conformar na fé, em tudo com a vontade de Deus. Aceitar com fé tudo o que Deus permite que aconteça conosco sem revolta e sem murmuração. É fácil? Quando a vontade de Deus parece estar de acordo com minha vontade, com o que acho e com o que penso, é fácil! Temos de compreender, aceitar que a vontade de Deus nem sempre, quase sempre, não coincide com a nossa. Nem sempre pedimos o que é bom para nós, achamos que pedimos. Nossos planos não são os planos de Deus.
Amar a Deus e querer fazer a sua vontade é o caminho da santificação. “Quem se une a vontade de Deus, vive e se salva; e quem dela se separa, morre e se perde” S.Afonso de Ligório.
È fazer o que Deus quer, e querer o que Deus faz!
Quem fez a vontade do Pai perfeitamente? Temos muitos exemplos bíblicos de quem fez a vontade de Deus. Quero escrever nesse momento sobre Maria. Maria fez e fez muito bem a vontade de Deus. Maria cumpriu perfeitamente o desejo de Deus, dedicando completamente sua vida, abdicando sua vontade e seus planos
para fazer a vontade de Deus. “Faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1,38. Despojou-se de tudo, não se apegou à nada. Abandonou-se nos braços de Deus completamente. Foi a que mais ouviu e mais guardou as palavras de Jesus. Fez a vontade de Deus, porque era mulher de oração, de proximidade com Deus. Mulher de Deus, tão de Deus, que recebeu a mensageiro de Deus com uma linda saudação “ Ave Cheia de graça, o Senhor é contigo!...Deus se encantou com ela, Maria fez a vontade de Deus. Maria aceitou participar do sonho de Deus. Não questionou, não discutiu. Aceitou, e ainda exultou de alegria, como vemos no canto do magnificat.
E sem dúvida, quem mais fez a vontade de Deus, foi Jesus, fielmente.
“Pois, desci do céu, não pra fazer a minha vontade, mas vontade daquele que me enviou” Jo 6,38
“Meu alimento é fazer a vontade de meu Pai, que está no céu” Jo, 4, 34
“No monte das oliveiras, momento de suprema angustia: “Pai se é de teu agrado, afasta de mim este cálice, não se faça todavia, a minha vontade, mas sim a tua! “ Lc 22, 40-42
Queremos ser da família de Deus? Sigamos o exemplo de Maria, de Jesus, e de tantos outros santos. Vamos participar da grande família de Deus, e poder tomar posse das promessas de Deus para nós. Seremos chamados de bem aventurados. Tomemos posse de todas as promessas de Deus fez à seu povo, e o principal delas é a salvação.
E para fazer a vontade de Deus é necessário querer desejar. Tenho que “buscar” diariamente esse fazer a vontade de Deus.
Tenho que buscar ajuda. Sozinho é difícil, porque não dizer, impossível. Somos fracos, somos pecadores e sozinhos não vamos conseguir. Busque o Espírito Santo, espelhe-se em Maria que era repleta do espírito Santo. Jesus antes de sair em missão, buscava oração, o recolhimento. Busque a força do alto, busque a promessa de Jesus para nós. Busque a palavra diariamente. Leia a Bíblia, diariamente. Leia, releia, medite, ore sobre ela. Reze o terço. O terço de traz proximidade com Maria, proximidade como Senhor. E, busque o alimento diário, para nossas lutas, para nossas batalhas, a Eucaristia. É promessa dele para nós “Eis que estarei com vocês até o final dos tempos..”
Lembramos o que diz S.Paulo: “ Não sejais imprudentes, procurai compreender qual seja a vontade de Deus” Ef 5, 17
Oração: Não é por decisão humana que entramos na família de Jesus. “Mas todos aqueles que o receberem, aos que crerem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus” Jo  1, 13
Então é por decisão de Deus que pertecemos à sua família. Glórias à Deus! Todavia, temos de tomar decisões que cabem à nós. Deus nos deu a nós a escolha final de ser transformados por Ele, em filhos de Deus.
Temos a liberdade de escolha. Nossa vida é feita de escolhas, de decisões. Temos de tomar uma decisão. Temos de escolher. Se quero ser de fato da família de Jesus tenho que tomar a atitude, agora!
No batismo, fomos incluídos na família de Deus. Fazemos parte da grande família do céu. Então não podemos aceitar e temos de tomar atitudes de negar, de recusar pensamentos cobiçosos, de desejar a ruina de um amigo. Não repassar adiante uma fofoca. Recusar bebedeiras, orgias, prostituição. Nós fazemos parte da família de Deus, Deixe essa verdade maravilhosa transformar a sua vida. Creia nisso! Você é parte da família de Deus. Jesus está olhando para você agora e está te dizendo: “Aqui estão minha mãe, e meus irmãos...Não há o que se compare. Não há honra maior e privilégio de ser filho de Deus,. Glória à Deus!. Então se você se sente insignificante, desprezado ou inseguro, Se você se sente abandonado, triste, desesperado. Lembre-se à quem você pertence. Você é da família de Jesus, você é filho de Deus!. Tem alguém que te deu valor: Jesus. Esse morreu na cruz, por ti, por amor, não se esqueça disso.
Amém

 Espoti - Fevereiro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!