JESUS TEM COMPAIXÃO! JESUS AMA!


Lazaro caiu doente em Betânia, onde estavam Maria e sua irmã Marta. Maria e Marta mandou recado pedindo que Jesus fosse lá, pois Lazaro estava muito doente.
Jesus ainda demorou por lá 02 (dois) dias. Depois disse que seu amigo Lázaro dormia e devia ir lá para acordá-lo. Como seus discípulos não entenderem falou claramente: Lazaro morreu e eu preciso ir lá para acordá-lo do sono da morte. Jesus chegou lá e já havia 04 (quatro) dias que Lazaro tinha morrido.
Muitos Judeus  tinham vindo àquele local para prestar condolências pela morte de Lazaro. “Quando, porém, Maria chegou onde Jesus estava e o viu, lançou-se aos seus pés e disse-lhe “Senhor, se estivesse estado aqui meu irmão, não teria morrido!" Ao vê-la chorar assim, como também todos os Judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção, perguntou: Onde o puseste? Responderam-lhe: Senhor vinde ver. Jesus pôs-se à chorar. Observaram os judeus: vede como ele o amava!”
O texto é claro, estamos diante de um gesto de amor, de compaixão, de misericórdia de nosso Senhor. Por que essa é a característica principal de Jesus: Amar, acolher, libertar, curar, sarar.
Vivia em função de cuidar das feridas da alma e do corpo das pessoas. Por onde andava, Jesus doava amor, misericórdia, compaixão para com todos. Por onde andava, quando servia, quando ensinava, quando pregava, quando curava,  se doava em amor, caridade, misericórdia, compaixão.
O que mais fez foi “doar amor”. Amou, amou, até as últimas consequências. Amou à rico e à pobre, ao povo Judeu e aos gentios, homens, mulheres, crianças. Aos doentes, aos sofridos e aos pecadores. Não conheço ninguém que tenha se encontrado com Ele, e que não tenha sido tocado, amado. Jesus nosso mestre, nosso Senhor e Salvador, que nos acolhe, que nos socorre, que se sensibiliza com a dor do próximo, que se compadece com os necessitados.
Compaixão é um sentimento que é despertado em nós, pela infelicidade, pela dor e pelo mal, do outrem. Ë sofrer com o outro e para o outro. É colocar-se incondicionalmente ao lado do outro, sem qualquer julgamento. É solidarizar-se com a dor do próximo.
Sentimento que está totalmente fora de moda hoje, não é verdade? Estamos tão atarefados em comprar, vender, possuir e fazer, que perdemos a sensibilidade para tudo. Não conseguimos enxergar as dificuldades do próximo, ou quando enxergamos, ignoramos.  Só temos olhos para ver o defeito dos outros, e as coisas ruins que faz. Quem é capaz de fazer o que Jesus fez e que faz? Amar como Jesus amou? Se compadecer, como Jesus se compadeceu? Deus que se compadece de seu povo, que se compadece de seus escolhidos. Jesus não cativava as pessoas apenas com seus milagres, com suas curas, mas muito mais com sua sensibilidade, sua maneira segura, afável, cheiro de compaixão e misericórdia. As pessoas  se acotovelavam para chegar ao menos perto de Jesus, para poderem serem tocadas por Ele.
Existem grandes relatos nas sagradas escrituras sobre os gestos cheios de compaixão do nosso mestre Jesus.
No episodio da multiplicação  dos pães ( Mt 14,14) Jesus viu uma numerosa multidão que o seguia, que atravessou desertos, passou frio, chuva, moveu-se de compaixão por eles, e ali fez muitas curas, porque foi sensível às necessidades daquele povo que o acompanhava.
São Mateus, narra no capitulo 9, versículo 35, que Jesus percorria todas as cidades, aldeias, ensinando, pregando o evangelho, curando de todo o mal e de toda enfermidade, porque foi tomado de compaixão, pois via que as pessoas estavam enfraquecidas, abatidas, como ovelhas sem pastor. Mais uma vez Jesus e compadece do povo que sofre. Jesus se encontrava com sofredores, com paralíticos, com cegos de nascença, os possuídos de demônios. As pessoas iam até Ele, iam carregadas, mas também o próprio Jesus tomava a iniciativa de ir até elas.
Vemos o relato em LC 7,11 o episódio onde Jesus se encontra com algumas pessoas que iam enterrar o filho único de uma viúva. Vendo o que acontecia, Jesus parou, olhou para a viúva, e movido de compaixão disse: Não chores. Tocou o esquife e o que estava morto, levantou-se.
Jesus se sensibilizou por aquela mulher que estava perdendo seu filho único, que estava em desespero, que estava desconsolada com a vida.
E não importa o local, ou como está, Ele sempre se compadece de nós, do seu povo.
Na cruz, com seu corpo totalmente desfigurado pelos açoites, pelos maltratos recebidos, ainda teve tempo, ainda teve compaixão pelo seu povo.
A face de Jesus estava coberta de hematomas.  Ele que havia curado cegos, agora tinha os olhos totalmente inchados pelos açoites recebidos. Estava sem condições físicas e psíquicas para se preocupar com os outros. Mesmo nesse estado, no auge do sofrimento,  esqueceu-se de si mesmo, do seu sofrimento, e não se esqueceu do seu povo. Sua compaixão não tem precedentes na história. Estava  falido, mutilado,  as gotas de sangue vertiam do seu corpo, as dores o atormentavam, estava cada vez mais difícil de respirar e de falar, e mesmo assim não deixou de pensar em nós. Lá do alto, olhou para o chão e viu João e disse:  “Eis ai sua Mãe...Deixou a mãe, para nós ajudar a caminhar nesta vida, cheia de dificuldades. Sabia que iríamos precisar de ajuda, não nos deixou órfãos.
Que amor, que compaixão! Ainda foi capaz de interceder por nós junto ao Pai: “Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”.
E Jesus chora! Importa-se conosco, se importa com o seu povo. Se junta a nós, à nossas dores, nossos sofrimentos.
Jesus continua chorando, porque Ele é o mesmo, ontem, hoje e sempre. Chora porque vê o sofrimento dos seus pequeninos. Chora porque vê os pequeninos passando por dificuldades, cheio de feridas. Ele se comove com a humanidade, Ele se solidariza com todos. Chora com os que choram, sofre com os que sofrem. Chorou com Maria e seus familiares. Confortou, deu força, animou, levantou.
Não chorou porque teve medo, igual a nós, porque Ele sabe que tem o poder de modificar e mudar qualquer situação, como mudou, mas chorou porque se sensibilizou com as dores, com o sofrimento daquela família.
Somente uma pessoa pode fazer isso, somente Jesus tem tamanha compaixão, tamanha misericórdia. Ele se compadece, ele se sensibiliza conosco, porque é movido por uma vontade imensa de amar, amar, amar.  Doou-se por inteiro, seu corpo, sua vida, seu sangue para morrer por nós, numa cruz, para nós trazer vida nova, vida de filhos de Deus verdadeiramente.
Ele nos ama com amor infinito, amor eterno por cada um de nós, e por isso, é capaz de se aniquilar numa cruz, por minha causa, por sua causa. . Glórias a ti Jesus.  Amém
Abril/ 2013- Espoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo! Sugestões!