ORANDO COM MARIA


Baixe "JESUS TE AMA!"! no Celular Android. Orações, Liturgia diária.Formação, Frases de Santos, Noticias da Igreja. Papa Francisco.... . ...

      Mensagem aos Filhos meus...
Quero estar contigo em todos os momentos. Sou tua mãe e sei o que te falta. Tenha paciência e creia que o Senhor há de prover o que mais necessitas.
Não estás sós, eu estou sempre contigo sempre te olhando e esperando que me olhes também. Permita-me consolar-te, guiar-te. Aquiete teu coração, busque a paz na oração. Estejas atento, pois Deus fala através dos acontecimentos e das pessoas.
Não deixes passar em vão os pequenos momentos. A
Cada amanhecer alegre-se com novo dia e faça dele o melhor de todos que já tiveste e sabes como?
Na Simplicidade, na solicitude, na certeza de que estou contigo, ajudando-te a semear o amor.
De sua Mãe que te ama muito.
 
NOSSA SENHORA
Quando se fala em evangelização, jamais podemos deixar de falar de Maria.Nossa Senhora.
A mãe do nosso Salvador, a Mãe de Jesus, logo.. Mãe de Deus. Sendo “Mãe de Deus” jamais poderia ser uma mulher qualquer seria uma ofensa para o Criador.
Negar que Maria seja Mãe de Deus, é o mesmo que negar que Jesus seja Deus.
Maria foi a primeira evangelizadora.
Maria foi a primeira a levar Jesus para as pessoas.
“ Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. LC 1. 39-
Partiu par a uma região montanhosa,a uma cidade da Judéia, com muitas dificuldades.(A pé, andou 120 km, grávida) para levar Jesus.E Santa Izabel, foi a primeira a anunciar
Ao mundo quem era Maria. “A Mãe do meu Senhor”  LC. 1. 43
Maria também foi o primeiro sacrário vivo: o útero de Maria, depositário do mistério da maternidade através do qual Deus Se encarnara e viria a Se tornar homem e assumir a humanidade. Ali, no silêncio daqueles nove meses, Maria gestou o Filho de Deus que, anos depois, deixaria para a humanidade o memorial de Sua paixão: o seu corpo e sangue transmutados no pão e no vinho, repartidos na Eucaristia.  O embrião cresceu, fortaleceu-se: em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Existem relatos de muitos fiéis, que ainda hoje, sentem a presença muito grande de Maria Junto ao Santíssimo.
Maria, mãe, companheira, fiel.  Participou da história da salvação quase que silenciosamente, não fosse a força de seu SIM que até hoje ecoa entre nós.  Presença firme na vida pública de Jesus, fortaleza na hora de Sua morte, realizadora na construção de Sua Igreja. Maria intercessora de toda a humanidade, "inter-ligadora" do homem com Deus, mãe amorosa que não nos abandona à nossa própria história, mas compartilha dela, mostrando que é sempre possível dizer sim.
Buscamos no dia-a-dia aprofundar o amor à nossa Mãe, que na Sua simplicidade, quer estar presente em nossa caminhada rumo ao céu.
Podemos destacar os 5 momentos marcantes da vida de Maria, após a visita do anjo:
1o Momento:  Visita a Sta  Isabel – Maria caminhou cerca de 120 km para ajudar a Isabel, sua prima, idosa e no 6o mês de gestação.  Leia Lc 1, 42 s (palavras de Isabel a Maria) e Lc 1, 46- 50 (Cântico de Maria)
2o Momento:  Nascimento de Jesus – foi tudo muito simples, como a própria Maria.
3o Momento:  Bodas de Caná – Maria estava com Jesus no seu primeiro milagre, na transformação da água em vinho.  Ela intervém:  Jo 2, 3.  “Pede” a Jesus que realize o milagre.  É a primeira colocação de Maria como intercessora.
4o Momento:  Aos Pés da Cruz – Foi fiel até o fim, que significou a morte de seu filho na Cruz.  É entregue por Jesus a João, seu discípulo, e entendemos que a partir de então Maria se tornou mãe de todos nós (“Mulher, eis aí o teu filho”; “Eis a tua mãe”)
5o Momento:  Pentecostes – no dia da criação da Igreja, Maria estava reunida no Cenáculo com os apóstolos (At 1, 14).
Jesus deu-se inteiramente á nós: Sua vida, suas forças, suas graças, seus milagres, seu amor, seu sangue, seu sofrimento, tudo, e finalmente deu Sua Mãe Santíssima. Maria foi o último presente que Jesus nos deixou.
“ Eis ai tua Mãe. Jo 19. 25- 27)Disse Jesus, na cruz, agonizando com lábios de sangue, antes de entregar o Espírito ao Pai.
Rejeita-la como mãe seria terrível seria o mesmo que dizer a Jesus: “Eu não quero receber a tua Mãe para minha Mãe! “Esta recusa seria para Jesus pior do que aquela última estocada da ponta da lança no Seu Divino coração; pior do que aquelas afrontas, tapas no rosto, açoites e espinhos que ele recebeu.
Jesus nos deixou sua Mãe, que acompanha a cada um de nós, na luta desta vida, para ser nosso auxilio.
E, se Ele fez isto, é porque precisamos de sua ajuda neste vale de sofrimentos que é a Vida.
Jamais seremos órfãos de Mãe, ainda que venha a faltar nossa mãe terrena.
A igreja nos ensina a pedirmos graças ao Filho através da Mãe.
Só Jesus é O Salvador (At 4.12) todos nós sabemos disso. Sabemos que só Jesus é o único mediador entre Deus e os Homens (Itm 2.5) Mas, Maria  é a grande auxiliadora dos Cristãos. Aquela que nos leva à fonte da salvação, Jesus.
Maria é o grande auxilio que Jesus nos deixou para vencermos toda as fraquesas e miséria que enfrentamos na luta contra nós mesmos, contra o mundo e contra o demônio.
Se foi por Ela que Jesus veio à nós, então, dizem os santos, é também por Ela que devemos ir a Jesus!
A maior graça que a terra recebeu do Céu? Jesus o Salvador dos Homens.
E por que “meio” através de que “canal” Deus Pai nos deu? Por Maria...
Então os Santos concluem... Se a maior Graça veio por Maria, será que as outras, que são menores, viriam sem ser por meio de Maria?
Se Deus que é onipotente, e portanto não precisava dela para salvar o mundo, e no entanto, quis precisar dela, será que nós somos tão orgulhosos que achamos que podemos nos salvar sem o auxilio dela.
Maria foi escolhida por Deus, desde a eternidade, para ser a Mãe do seu filho feito homem. Ela lhe deu a Carne humana, sem a participação de um homem.
Tudo o que ela fez e faz é para manifestar a glória de Jesus e para que creiamos Nele.
Tudo no mais absoluto silencio, na maior humildade.
Pede à Mãe, que o Filho Atende
Certa vez no Santuário de Lourdes, uma jovem muito enferma, já próxima da morte, aguardava a procissão do Santíssimo Sacramento. Lá vinha o Santíssimo trazido pelo Cardeal, passou pelas fileiras dos doentes à espera de um milagre. O cardeal estava diante da jovem enferma. Era o momento decisivo para ela. Deu-lhe a benção do Santíssimo e se foi. A jovem, em seu leito de dor, não ficou curado. A virgem não lhe atendeu as preces e Jesus Eucaristico já ia se afastando. Quase desesperada, sentindo já a frieza da morte, levantou a voz e disse:
“Jesus , Filho de Maria, tu não me curaste, vou dize-lo à tua Mãe”
Comovido , o cardeal, voltou ao ouvir essas palavras tão cheias de fé, e dá a segunda benção à jovem, que ficou repentinamente curada, e de pé gritou:
“ Jesus, Filho de Maria, tu me curaste, vou dize-lo à tua Mãe, para que ela me ajude a agradecer-te”
Nas bodas de cana, Ela fez com que Jesus antecipasse a sua hora  JO 2, 1-11 E Jesus, por que Ela pediu transformou 600 litros de água em vinho especial.
Jesus não nega nada a Maria, porque quer honrá-la de todas as maneiras possíveis, quer lhe ser grato, pelo seu SIM pelo seu SIM integral.
Ela achou graça diante de Deus ”Alegre-te cheia de Graça LC 1, 28)
No alto da cruz, Jesus nos deu Maria como mãe. Ele  a proclamou e a entregou em difinitivo como nossa mãe, pelo preço do seu sangue.
Jesus continua  dizer hoje:
Eis aí a tua mãe! Leve-a para casa. Leve-a para junto dos seus. Maria vai na frente. Vai nos auxiliando.
Peça a ela para ir abrindo nossos caminhos, guiando nossos passos para a salvação que é Jesus.
Desde o inicio da Igreja, encontramos Maria, participando, tomando a frente, fortalecendo com seu exemplo, a caminhada do povo de Deus.
- Começou levando Jesus evangelizando
- Bodas de Caná- Maria intervem, antecipando o  ministério de Jesus, antecipando sua vida pública.
- Pentecostes- Acompanhou os passos inciais da evangelização, como acampanhou seu Filho.Ai esteve reunida com os discípulos aguardando em oração a vinda do Esp.Sto.
- Fração do Pão= “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. At. 2.42.(
Vemos Maria na celebração das orações, com coerência, demonstra aos primeiros Cristãos a necessidade de se partir o pão, da comunhão para a evangelização...
CANTO DO MAGNIFICAT
-Quando Maria cantou o Magnifact disse:
Bem-aventurada aquela que acreditou, Todas as gerações me proclamarão bem aventurada.. L. 1.48
De fato nesses dois mil anos de Igreja, jamais ela deixou de ser proclamada bem aventurada, glorificada e amada.
Seu canto de louvor a Deus é o mais sublime e o mais elevado de todos os cantos. Quem como ela soube glorificar tão bem ao Senhor?
Quem vivenciou a fé mais que Nossa Senhora?
Bem aventurada porque acreditou e porque ouviu e praticou a palavra de Deus..Bendita porque acreditou...confiou...na promessa de Deus ...
QUALIDADES-VIRTUDES-ATITUDES
Humildade,ternura,confiança,fé,luz,intercessora,consoladora,docilidade,generosidade,modelo de santidade.
Seus títulos de glória se multiplicaram de boca em boca e no coração de seus filhos.
(Imaculada Conceição,Paz,Graças,.Auxiliadora,Refugio, Virgem e milhares de outros)
As sete dores de Nossa Senhora
A Igreja nos ensina a meditar nas “Sete Dores de Maria”., esses momentos
cruciais, martirizantes que ela viveu.
Contempla-las é ganhar lições e graças preciosas, assim como contemplar a
Via Sacra de Jesus.
Primeira Dor - Profecia de Simeão
A primeira dor de Maria foi a dor “moral” ao ouvir o velho Simeão lhe apresentar”
espada de dor “ que iria acompanhá-la por toda a vida.Cada vez que Maria
comtemplava Jesus, lembrava-se das palavras de Simeão.
“Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destina
do a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição.
Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma .” (Lc 2, 34-35
Segunda Dor - Fuga para o Egito-
A segunda dor é sua fuga para o Egito, com José e o menino.,fugindo da
perseguição de Herodes.
Quanta dor, perseguição, incertezas do exílio em terras desconhecidas, uma via
gem penosa pelo deserto, abandono de sua terra e de seus familiares.
“ O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: Levanta, toma o menino e
a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o me
nino para matá-lo. Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o
Egito” Mt. 2, 13-14)
Terceira Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém
A terceira dor é a perda de Jesus em Jerusalém.,aos 12 anos.Quanta aflição...
- Essa aflição de Maria nos ensina a buscar Cristo, sem descanso, sempre que
o perdemos pelo pecado.
E é ELA que conduz o pecador arrependido a encontrar JESUS no sacramento
da confissão.
“ Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o menino Jesus ficou
em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na cara
vana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos.
E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele” LC 2 . 43b-45
Quarta Dor - Jesus encontra a Sua Mãe no caminho do Calvário
Na quarta dor, Maria vive os tormentos da Paixão de seu amadíssimo Filho.
Encontra-o a caminho do calvário, flagelado, coroado de espinhos, esbofeteado,
escarrado..Que mãe poderia aguentar tamanha dor?  Seu Filho Santo,
Deus, carregando nas costas a cruz de seu suplício.
- Maria além de sua força sobrenatural mostra sua grande humildade pela
qual venceu toda a soberba. Nos momentos de glória esteve escondida, mas
agora, na hora de sua crucificação, ela aparece e se faz presente,     aos
pés aos pés da cruz, quando todos fogem. Que lição para nós que gosta
mos sempre de ser exaltados!
“Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que
vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o
grande  multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e choravam por
Jesus...” LC 23. 26-27
Quinta Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus
Na quinta dor , Maria vê Jesus ser crucificado, vÊ o sangue jorrar de suas mãos
e pés, a cruz ser levantada e parti
cipa da agonia indescritível de seu amado Filho, até a morte.É o golpe mais cruel
e mais profundo da espada predi
ta por Simeão. Quem poderia sofrer um martírio maior que este? Maria assiste
todo requinte de malvadeza  huma-
na contra Jesus, seu filho : Suas feridas abertas, a horrível tetania, febre ardente,
sede horrível...
“ Junto  à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria
de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem
amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o
discípulo: Eis aí a tua Mãe! – Jô 19- 15 -27ª
Sexta Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz-
Na sexta dor, Maria recebeu nos seus braços o Filho Morto. De perto, pôde
ver agora toda a tortura e martírio   que Jesus sofrera. O preço da perdão a
toda transgressão da lei divina; o preço de
nossa salvação que Maria contemplava agora em seus braços: um farrapo
humano, destruído inteiramente, por  amor a seus irmãos homens.
“ Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de
sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o
corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o corpo da
cruz” - Mc 15- 42
Sétima Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro- Jô – 19 .40-42ª
A sétima dor, foi a da solidão da Mãe que deixou no túmulo o Filho amado.
Nada dói tanto após a morte do que a
saudade . E para Maria foi muito pior porque estavam vivas em sua mente
todas as cenas sangrentas do martírio de Jesus. Como esquece-las?
-Nessa dor ela não desesperou, não se revoltou, perdoou os carrascos
de seu Filho e aceitou submissa e obediente a vontade de Deus.
“ Os discípulos tiraram o corpo de Jesus e envolveram em faixas de linho com
aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local,
onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde
ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus . Jô – 19 .40-42ª
Maria nos ensina que se chega à perfeição cristã pelo sofrimento aceito
com fé, paciência e oferecido a Deus como matéria prima de salvação e pro
funda comunhão com Deus.
A maior graça que podemos receber é sermos aceitos para súditos
dessa rainha e sermos seus soldados fiéis , trabalhando ardorosa
mente para difundir seu reinado, para que chegue em breve o Reinado
de CRISTO. E um dia seremos recebidos por ela em seu reino no Céu.
Oração
Ó Deus, por vosso admirável desígnio, dispusestes prolongar a Paixão do
vosso Filho, também nas infinitas cruzes da humanidade.
Nós Vos pedimos: assim com o quisestes que ao pé da Cruz do Vosso Filho,
estivesse Sua Mãe, da mesma forma, à imitação da Virgem Maria, possa
mos estar sempre ao lado dos nossos irmãos que sofrem, levan
do amor e consolo.
Como rezar o terço
                            ORIGEM DO SANTO ROSÁRIO
          A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
A palavra Rosário significa ‘Coroa de Rosas’. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.
O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas do Ave Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistério do Rosário.
A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.
Palavras de João Paulo II sobre a Oração do Rosário “O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa.
Podemos dizer que o Rosário é, de certo modo, uma oração-comentário do último capítulo da Constituição “Lumen Gentium” do Vaticano II, capítulo que trata da admirável presença da Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja. No fundo das palavras “Ave Maria”, passam diante dos olhos do que reza os principais episódios da vida de Cristo, com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, que nos fazem entrar em comunhão com Cristo, poderíamos dizer, através do coração de sua Mãe.
Nosso coração pode encerrar nestas dezenas do Rosário todos os atos que compõem a vida de cada indivíduo, de cada família, de cada nação, da Igreja e da humanidade: os acontecimentos pessoais e os do próximo e, de modo particular, daqueles que mais gostamos. Assim, a simples oração do Rosário pulsa no ritmo da vida humana”.
João Paulo II
Como rezar o Rosário
Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.
1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.
Orações do Santo Rosário - O Terço
Sinal da cruz: Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oferecimento do Terço: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Creio em Deus: Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Pai-Nosso Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria :Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Glória ao Pai: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Jaculatória: Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Agradecimento do Terço: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….
Salve Rainha: Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO! AMÉM.
                                                           MISTÉRIOS G0Z0S0S 
1º MISTÉRIO: ANUNCIAÇÃO – O ANJO ANUNCIA A MARIA QUE ELA SERÁ MÃE DO FILHO DE DEUS
Contemplamos a anunciação do anjo Gabriel à Nossa Senhora e a encarnação do verbo de Deus em seu ventre.   “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra” - aqui vemos em Maria o despojamento, a humildade, o amor a Deus e a entrega de si mesma.
Meditação: Hoje o Senhor nos chama dar o sim para Jesus; nascer em nosso coração em nossa vida, dar sentido à nossa vida terrena e acolher o plano de Deus para nossa salvação
2º MISTÉRIO: MARIA VISITA SUA PRIMA IZABEL IDOSA QUE ESTAVA GRÁVIDA DE JOÃO BATISTA
Contemplamos a visitação de Nossa Senhora à Santa Isabel.     “E partindo às pressas foi às montanhas ficar com sua prima que já de idade avançada estava grávida”….  Isabel a saúda: Tu és bendita.. como posso merecer que a MÃE do meu Senhor venha me visitar, quando adentrastes pela porta a criança saltou em meu ventre.  Maria responde: “Minha Alma glorifica o Senhor… Meu espírito exulta em Deus Meu Salvador!”
A humildade e a entrega de si mesma em favor dos mais necessitados; hoje Deus nos chama a trabalhar em sua vinha, sair de nosso conforto e procurar os que estão necessitados; não só de pão, mas de amor, apoio e do conhecimento da palavra do Senhor.
3º MISTÉRIO: JESUS NASCE EM UMA GRUTA, EM BELÉM.
Contemplamos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém.   Um Deus tão grande e poderoso vem até nós… o verbo de Deus se faz carne, sai da sua divindade e se torna um pobre mortal semelhante a nós em tudo, menos no pecado.
Jesus nos mostra que nada que temos ou possuímos, nesse mundo importa, comparado àquilo que há de vir… o mais importante: a vida eterna. O orgulho de um anjo que queria ser Deus gerou o pecado. E o salário do pecado é a morte…   …a humildade é a chave de toda a nossa salvação, a pureza de coração, a entrega sincera a Deus é a obediência, e o salário da obediência é a vida eterna. Pois todo aquele que crer em mim mesmo que morra eu o ressuscitarei.
4º MISTÉRIO: APRESENTAÇÃO DE JESUS AO TEMPLO
Contemplamos a apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.  Uma espada de dor transpassará o vosso Coração.
Apresentando o nosso coração ao Senhor para que ele faça a circuncisão e tire aquela pele que impede a ação do Espírito Santo em nossa vida. E mesmo que em nossa caminhada junto ao Senhor uma espada penetre nossa alma, possamos pela força de seu Espírito Santo ver a salvação que vem de Jesus.
5º MISTÉRIO: A PERDA E O REENCONTRO DE JESUS EM JERUSALÉM
Contemplamos a perda e o reencontro de Jesus no templo de Jerusalém.    Maria e José perderam Jesus ainda menino aos 12 anos em Jerusalém e após três dias de dor e sofrimento o encontram no templo no meio de doutores da lei ensinando a doutrina do Pai.
A Escritura Sagrada, é o caminho para encontrarmos Jesus, quando nos perdemos ou desviamos desse caminho, a conseqüência é a dor o sofrimento.  Na procura diária pela leitura, estudo e reflexão da Bíblia, podemos buscar o encontro ou o reencontro com Nosso Senhor e depois viver essas palavras e ensinamentos o quanto mais cedo. E, assim como Jesus, crescer na obediência e cuidar das coisaS do Pai.
                                               MISTÉRIOS DOLOROSOS
1º MISTÉRIO: A AGONIA DE JESUS
Contemplamos a agonia Mortal de Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto das Oliveiras.    “Minha alma está triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai. “Vigiai e orai para não cairdes em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
A oração e vigilância nos livra de cairmos nas armadilhas do demônio. Ele está sempre esperando uma oportunidade para nos fazer cair no pecado. Só com a força da oração constante podemos vencê-lo. Jesus mesmo sabendo tudo o que iria lhe acontecer, suportou toda tristeza e foi obediente ao Pai. Seguir o seu exemplo e em todas as coisas que nos acontecer, seja boa ou má …sempre seja feito a vontade de Deus e não a nossa, pois Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.
2º MISTÉRIO: A FLAGELAÇÃO DE JESUS ATADO A UMA COLUNA
Contemplamos a flagelação de Nosso Senhor.    O sofrimento – a humilhação o escárnio- a violência de um inocente.
Toda essa humilhação e dor por cada um de nós, pecadores. O amor que sente por cada ser humano é impossível de se imaginar. E todas as vezes que pecamos e ofendemos um irmão estamos sendo os carrascos que torturaram Jesus.
3º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE ESPINHOS
Contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.    Cada ponta de espinho… um pecado – em cada gota de sangue derramado o perdão.
Sua sagrada face coberta de sangue… o sangue que nos lavou e limpou de nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte.  O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda escravidão do pecado.
4º MISTÉRIO: JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O CALVÁRIO
Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvário.    O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram chagas que chegavam até os ossos.
Todo aquele que quiser vir após mim, renegue a si mesmo toma sua cruz e siga-me.  As cruzes diárias é caminho de redenção e salvação. Aceitar as cruzes é amar a Jesus e imitá-lo. O servo fiel que segue seu mestre e também dá a vida por outro irmão.
5º MISTÉRIO: JESUS MORRE NA CRUZ
Contemplamos a crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.    Cruz, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, consolo e sinal de fé para os cristãos.
A cruz Sagrada seja a nossa luz… todo sofrimento na terra não tem comparação ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. O maior dos tesouro de um cristão ..honrar a Santa Cruz!
                            MISTÉRIOS GLORIOSOS
1º MISTÉRIO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS
Contemplamos a ressurreição de Jesus.   A morte não é o fim para aqueles que crêem em Jesus.    A vitória sobre a morte, a esperança na vida eterna, o envio a anunciar a boa-nova, a remissão dos pecados.  A paz de Jesus àqueles que O seguem.
2º MISTÉRIO: A ASCENÇÃO DO SENHOR
Contemplamos a ascensão de Nosso Senhor Je sus Cristo ao Céu.    A volta ao Pai para preparar–nos um lugar e para cuidar de cada um de nós intercedendo junto a Deus pelo perdão de nossos pecados.
3º MISTÉRIO: A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS APÓSTOLOS
Contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com a Virgem Maria em Jerusalém.  A vinda do Prometido, o Espírito Santo Paráclito: o advogado-defensor.    O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo os que vos disse.
O Espírito Santo que recebemos no Batismo é nosso condutor, defende-nos diante do Pai, pois temos um acusador dia e noite que nos acusa diante de Deus… satanás; mas o Espírito Santo que habita em nós, ora em nós com gemidos inefáveis, pois não sabemos o que pedir a Deus.
4º MISTÉRIO: A ASSUNÇÃO DE MARIA AO CÉU
Contemplamos a assunção de Nossa Senhora ao Céu: o encontro da Mãe com o Filho no céu. Concebida sem pecado Virgem Santa merecedora de todas as graças.
A filha predileta do Pai sempre fiel a Deus, guardou tudo sempre em seu coração, virgem do silêncio, seu corpo templo do Espírito Santo, Sacrário Vivo, não poderia ser corrompido pela terra como simples pecadora.
5º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE MARIA POR JESUS E OS ANJOS (A serva fiel de Deus tornou-se Rainha) Contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha de todos os anjos e santos.    Rainha dos Anjos: Uma mulher vestida de Sol, sobre a cabeça uma coroa de estrelas e sobre o os pés a lua.  Rainha da Terra, Rainha da Igreja intercessora poderosa junto a Jesus, tem poder de esmagar a cabeça do dragão infernal, na hora de nossa morte nos defenderá junto a Jesus, e a todos aqueles que por amor a ela e a seu filho forem fiéis na oração do Santo Rosário. ….a cada Ave-Maria depositamos uma rosa a seus pés…..
                               MISTÉRIOS DA LUZ 
1º MISTÉRIO: O BATISMO DE JESUS
Contemplamos o Batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.   Com atitude humilde ele nos mostra o caminho inicial da Salvação: a aceitação de Deus como nosso único Senhor.
Cristo é a luz do mundo, Luz é o atributo da divindade. “Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina”(Jo 1,9). “Quem me segue…”- disse Jesus - terá a luz da vida”(Jo 8,12). Nós, cristãos, somos “filhos da luz” (cf. Ef 5,8). A luz de Cristo é levada a todo o mundo pelos seus discípulos.
Batismo de Jesus - Enquanto Cristo desce à água do rio Jordão, como inocente que se faz pecado por nós (cf 2Cor 5,21), o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho amado (cf Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Espírito o investe na missão que o esperava.
2º MISTÉRIO: A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ
Contemplamos sua auto-revelação nas bodas de Caná, quando transformou água em vinho.   Atendendo o pedido de Maria, Jesus inicia seu caminho em direção à Salvação dos Homens fazendo seu primeiro milagre.
Auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná - Mistério de luz é o inicio dos sinais em Caná (cf Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre a fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os que crêem.
3º MISTÉRIO: O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS
Contemplamos o anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão.   Jesus nos convida a nos convertermos plenamente às leis de Deus em busca da felicidade eterna.   O anúncio da Boa-Nova traz a esperança de um mundo melhor para todos os homens.
Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão - Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf Mc 1,15), perdoando os pecados de quem a ele se dirige com humilde confiança (cf Mc 2,3-1; Lc 7,47s), início do mistério de misericórdia que ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente da reconciliação confiado à sua Igreja (cf Jo 20,22s)
4º MISTÉRIO: A TRANSFIGURAÇÃO
Contemplamos a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo.   Assim Ele mostra aos Apóstolos e a todos os seres humanos a Sua verdadeira essência divina.   Sua Luz nos orienta a seguir os caminhos do bem.
Transfiguração de Jesus - Mistério da luz por excelência é a transfiguração que, segundo a tradição, se deu no monte Tabor. A glória da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apóstolos extasiados para que o “escutem” (cf Lc 9,35) e se disponham a viver com ele o momento doloroso da paixão, a fim de chegarem com ele à glória da ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.
5º MISTÉRIO: A INSTITUIÇÃO DA ESUCARISTIA
Contemplamos a instituição da Eucaristia.   Jesus nos dá seu próprio corpo e sangue como alimento espiritual para nossas almas.   É a entrega total e a maior prova de Seu Amor por toda a humanidade.   Mesmo sabendo que ia ser traído e entregue ao sacrifício Ele nos deu uma mostra suprema de Sua divindade.
Instituição da Eucaristia - Mistério da luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu corpo e o seu sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando “até o extremo” o seu amor pela humanidade (Jo 13,1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício.
                   As virtudes e os mistérios do Rosário
Mistérios Gozosos
1- A Anunciação à Nossa Senhora. A humildade 2- A Visitação à Sta. Isabel. A virtude da Caridade 3- O Nascimento de Nosso Senhor. O desapego ao material 4- A Apresentação do Menino. O oferecimento de nosso ser ao Pai 5- A perda no Templo. O Zelo Apostólico
Mistérios Dolorosos
1- A Oração no Horto. A Opção pelo sacrifício 2- A Flagelação do Senhor. O domínio corporal 3- A Coroação de espinhos. A retidão mental 4- Jesus carregando a Cruz. A Paciência 5- A Morte de Nosso Senhor. A aceitação da Vontade Divina
Mistérios Gloriosos
1- A Ressurreição de Jesus. A virtude da Fé 2- A Ascensão do Senhor. A virtude da Esperança 3- O envio do Espírito Santo. O Amor Divino 4- A Assunção de Maria Santíssima. A Boa Morte 5- A Coroação de Nossa Senhora. A intercessão de Nossa Mãe
As Quinze Promessas da Virgem Maria aos que rezarem o Rosário 
1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais. 2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário. 3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias. 4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário. 5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá. 6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna. 7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos. 8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos. 9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente. 10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu. 11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário. 12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades. 13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte. 14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.  15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.
Bênçãos do Rosário 
 1. Os pecadores obtêm o perdão. 2. As almas sedentas são saciadas. 3. Os que estão atados vêem seus nós desatados. 4. Os que choram encontram alegria. 5. Os que são tentados encontram tranqüilidade. 6. Os pobres são socorridos. 7. Os religiosos são reformados. 8. Os ignorantes são instruídos. 9. Os vivos triunfam sobre a vaidade. 10. Os mortos alcançam a misericórdia por via de sufrágios.
Fonte: http://blog.cancaonova.com/fatimahoje/como-rezar-o-terco/  
OS VÁRIOS NOMES DE NOSSA SENHORA
Esta lista de invocações de Nossa Senhora, relaciona os nomes pelos quais Maria, mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, trazendo ainda a justificação para sua adoção.
Histórico
Desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
As primeiras representações iconográficas da Virgem Maria são as encontradas nas catacumbas romanas representando a Virgem Orante, ou seja , sozinha, em pé e de braços abertos. Também há representações suas em cenas retiradas da Bíblia ou dos Evangelhos Apócrifos. Com as resoluções do Concílio de Éfeso, condenando o nestorianismo, houve um grande incentivo ao culto da Virgem Maria, destacando-se o seu papel de Mãe de Deus (Θεοτοκος). Desde então, as representações da Virgem com o Menino Jesus, foram se tornando cada vez mais comuns.
A devoção dos povos foi criando uma série de invocações, pelas quais estes mesmos povos devotavam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de três naturezas:
• Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e estão relacionadas ás comemorações litúrgicas.
• Histórica: compreende, de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.
• Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.
Diz a tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, sejam as pinturas das catacumbas, sejam os ícones e mosaicos bizantinos, foram baseados no ‘’’retrato da Virgem’’’, pintado por São Lucas. Quanto à representação iconográfica, ela se baseia nas fases da vida de Maria:
• Infância
• Imaculada Conceição
• Encarnação do Verbo de Deus
• Maternidade
• Paixão de seu Filho
• Glorificação
Veneração a Maria
Na Igreja há dois tipos de culto o de latria e o de dulia. O culto de latria (λατρεια) é o culto de adoração, prestado somente a Deus, como supremo Senhor de toda vida e de todo o universo, confessando que absolutamente tudo depende dele.
O culto de dulia (δουλεια) é o culto de veneração, prestado aos santos e, estando a Virgem Maria acima de todos na corte celeste, é-lhe prestado um culto especial de veneração, chamado hiperdulia (‘υπερδουλεια).
A Mariologia, instituída como uma das bases da fé Católica Romana, fez surgir ao longo dos tempos, diversas formas de devoção àquela que chamam de Nossa Senhora, com diversas denominações.
Invocada por suas denominações, a veneração a Maria é responsável pela multiplicidade de nuances em seu caráter, que é admirado em aspectos parciais.

Nome
Origem
Devoção
OS VÁRIOS NOMES DE NOSSA SENHORA
OS VÁRIOS NOMES DE NOSSA SENHORA
OS VÁRIOS NOMES DE NOSSA SENHORA
Esta lista de invocações de Nossa Senhora, relaciona os nomes pelos quais Maria, mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, trazendo ainda a justificação para sua adoção.
Esta lista de invocações de Nossa Senhora, relaciona os nomes pelos quais Maria, mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, trazendo ainda a justificação para sua adoção.
Esta lista de invocações de Nossa Senhora, relaciona os nomes pelos quais Maria, mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, trazendo ainda a justificação para sua adoção.
Histórico
Histórico
Histórico
Desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
Desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
Desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
As primeiras representações iconográficas da Virgem Maria são as encontradas nas catacumbas romanas representando a Virgem Orante, ou seja , sozinha, em pé e de braços abertos. Também há representações suas em cenas retiradas da Bíblia ou dos Evangelhos Apócrifos. Com as resoluções do Concílio de Éfeso, condenando o nestorianismo, houve um grande incentivo ao culto da Virgem Maria, destacando-se o seu papel de Mãe de Deus (Θεοτοκος). Desde então, as representações da Virgem com o Menino Jesus, foram se tornando cada vez mais comuns.
As primeiras representações iconográficas da Virgem Maria são as encontradas nas catacumbas romanas representando a Virgem Orante, ou seja , sozinha, em pé e de braços abertos. Também há representações suas em cenas retiradas da Bíblia ou dos Evangelhos Apócrifos. Com as resoluções do Concílio de Éfeso, condenando o nestorianismo, houve um grande incentivo ao culto da Virgem Maria, destacando-se o seu papel de Mãe de Deus (Θεοτοκος). Desde então, as representações da Virgem com o Menino Jesus, foram se tornando cada vez mais comuns.
As primeiras representações iconográficas da Virgem Maria são as encontradas nas catacumbas romanas representando a Virgem Orante, ou seja , sozinha, em pé e de braços abertos. Também há representações suas em cenas retiradas da Bíblia ou dos Evangelhos Apócrifos. Com as resoluções do Concílio de Éfeso, condenando o nestorianismo, houve um grande incentivo ao culto da Virgem Maria, destacando-se o seu papel de Mãe de Deus (Θεοτοκος). Desde então, as representações da Virgem com o Menino Jesus, foram se tornando cada vez mais comuns.
A devoção dos povos foi criando uma série de invocações, pelas quais estes mesmos povos devotavam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de três naturezas:
A devoção dos povos foi criando uma série de invocações, pelas quais estes mesmos povos devotavam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de três naturezas:
A devoção dos povos foi criando uma série de invocações, pelas quais estes mesmos povos devotavam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de três naturezas:
• Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e estão relacionadas ás comemorações litúrgicas.
• Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e estão relacionadas ás comemorações litúrgicas.
• Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e estão relacionadas ás comemorações litúrgicas.
• Histórica: compreende, de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.
• Histórica: compreende, de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.
• Histórica: compreende, de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.
• Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.
• Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.
• Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.
Diz a tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, sejam as pinturas das catacumbas, sejam os ícones e mosaicos bizantinos, foram baseados no ‘’’retrato da Virgem’’’, pintado por São Lucas. Quanto à representação iconográfica, ela se baseia nas fases da vida de Maria:
Diz a tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, sejam as pinturas das catacumbas, sejam os ícones e mosaicos bizantinos, foram baseados no ‘’’retrato da Virgem’’’, pintado por São Lucas. Quanto à representação iconográfica, ela se baseia nas fases da vida de Maria:
Diz a tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, sejam as pinturas das catacumbas, sejam os ícones e mosaicos bizantinos, foram baseados no ‘’’retrato da Virgem’’’, pintado por São Lucas. Quanto à representação iconográfica, ela se baseia nas fases da vida de Maria:
• Infância
• Infância
• Infância
• Imaculada Conceição
• Imaculada Conceição
• Imaculada Conceição
• Encarnação do Verbo de Deus
• Encarnação do Verbo de Deus
• Encarnação do Verbo de Deus
• Maternidade
• Maternidade
• Maternidade
• Paixão de seu Filho
• Paixão de seu Filho
• Paixão de seu Filho
• Glorificação
• Glorificação
• Glorificação
Veneração a Maria
Veneração a Maria
Veneração a Maria
Na Igreja há dois tipos de culto o de latria e o de dulia. O culto de latria (λατρεια) é o culto de adoração, prestado somente a Deus, como supremo Senhor de toda vida e de todo o universo, confessando que absolutamente tudo depende dele.
Na Igreja há dois tipos de culto o de latria e o de dulia. O culto de latria (λατρεια) é o culto de adoração, prestado somente a Deus, como supremo Senhor de toda vida e de todo o universo, confessando que absolutamente tudo depende dele.
Na Igreja há dois tipos de culto o de latria e o de dulia. O culto de latria (λατρεια) é o culto de adoração, prestado somente a Deus, como supremo Senhor de toda vida e de todo o universo, confessando que absolutamente tudo depende dele.
O culto de dulia (δουλεια) é o culto de veneração, prestado aos santos e, estando a Virgem Maria acima de todos na corte celeste, é-lhe prestado um culto especial de veneração, chamado hiperdulia (‘υπερδουλεια).
O culto de dulia (δουλεια) é o culto de veneração, prestado aos santos e, estando a Virgem Maria acima de todos na corte celeste, é-lhe prestado um culto especial de veneração, chamado hiperdulia (‘υπερδουλεια).
O culto de dulia (δουλεια) é o culto de veneração, prestado aos santos e, estando a Virgem Maria acima de todos na corte celeste, é-lhe prestado um culto especial de veneração, chamado hiperdulia (‘υπερδουλεια).
A Mariologia, instituída como uma das bases da fé Católica Romana, fez surgir ao longo dos tempos, diversas formas de devoção àquela que chamam de Nossa Senhora, com diversas denominações.
A Mariologia, instituída como uma das bases da fé Católica Romana, fez surgir ao longo dos tempos, diversas formas de devoção àquela que chamam de Nossa Senhora, com diversas denominações.
A Mariologia, instituída como uma das bases da fé Católica Romana, fez surgir ao longo dos tempos, diversas formas de devoção àquela que chamam de Nossa Senhora, com diversas denominações.
Invocada por suas denominações, a veneração a Maria é responsável pela multiplicidade de nuances em seu caráter, que é admirado em aspectos parciais.
Invocada por suas denominações, a veneração a Maria é responsável pela multiplicidade de nuances em seu caráter, que é admirado em aspectos parciais.
Invocada por suas denominações, a veneração a Maria é responsável pela multiplicidade de nuances em seu caráter, que é admirado em aspectos parciais.
OS VÁRIOS NOMES DE NOSSA SENHORA
OS VÁRIOS NOMES DE NOSSA SENHORA
OS VÁRIOS NOMES DE NOSSA SENHORA
Esta lista de invocações de Nossa Senhora, relaciona os nomes pelos quais Maria, mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, trazendo ainda a justificação para sua adoção.
Esta lista de invocações de Nossa Senhora, relaciona os nomes pelos quais Maria, mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, trazendo ainda a justificação para sua adoção.
Esta lista de invocações de Nossa Senhora, relaciona os nomes pelos quais Maria, mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, trazendo ainda a justificação para sua adoção.
Histórico
Histórico
Histórico
Desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
Desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
Desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
As primeiras representações iconográficas da Virgem Maria são as encontradas nas catacumbas romanas representando a Virgem Orante, ou seja , sozinha, em pé e de braços abertos. Também há representações suas em cenas retiradas da Bíblia ou dos Evangelhos Apócrifos. Com as resoluções do Concílio de Éfeso, condenando o nestorianismo, houve um grande incentivo ao culto da Virgem Maria, destacando-se o seu papel de Mãe de Deus (Θεοτοκος). Desde então, as representações da Virgem com o Menino Jesus, foram se tornando cada vez mais comuns.
As primeiras representações iconográficas da Virgem Maria são as encontradas nas catacumbas romanas representando a Virgem Orante, ou seja , sozinha, em pé e de braços abertos. Também há representações suas em cenas retiradas da Bíblia ou dos Evangelhos Apócrifos. Com as resoluções do Concílio de Éfeso, condenando o nestorianismo, houve um grande incentivo ao culto da Virgem Maria, destacando-se o seu papel de Mãe de Deus (Θεοτοκος). Desde então, as representações da Virgem com o Menino Jesus, foram se tornando cada vez mais comuns.
As primeiras representações iconográficas da Virgem Maria são as encontradas nas catacumbas romanas representando a Virgem Orante, ou seja , sozinha, em pé e de braços abertos. Também há representações suas em cenas retiradas da Bíblia ou dos Evangelhos Apócrifos. Com as resoluções do Concílio de Éfeso, condenando o nestorianismo, houve um grande incentivo ao culto da Virgem Maria, destacando-se o seu papel de Mãe de Deus (Θεοτοκος). Desde então, as representações da Virgem com o Menino Jesus, foram se tornando cada vez mais comuns.
A devoção dos povos foi criando uma série de invocações, pelas quais estes mesmos povos devotavam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de três naturezas:
A devoção dos povos foi criando uma série de invocações, pelas quais estes mesmos povos devotavam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de três naturezas:
A devoção dos povos foi criando uma série de invocações, pelas quais estes mesmos povos devotavam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de três naturezas:
• Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e estão relacionadas ás comemorações litúrgicas.
• Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e estão relacionadas ás comemorações litúrgicas.
• Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e estão relacionadas ás comemorações litúrgicas.
• Histórica: compreende, de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.
• Histórica: compreende, de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.
• Histórica: compreende, de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.
• Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.
• Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.
• Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.
Diz a tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, sejam as pinturas das catacumbas, sejam os ícones e mosaicos bizantinos, foram baseados no ‘’’retrato da Virgem’’’, pintado por São Lucas. Quanto à representação iconográfica, ela se baseia nas fases da vida de Maria:
Diz a tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, sejam as pinturas das catacumbas, sejam os ícones e mosaicos bizantinos, foram baseados no ‘’’retrato da Virgem’’’, pintado por São Lucas. Quanto à representação iconográfica, ela se baseia nas fases da vida de Maria:
Diz a tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, sejam as pinturas das catacumbas, sejam os ícones e mosaicos bizantinos, foram baseados no ‘’’retrato da Virgem’’’, pintado por São Lucas. Quanto à representação iconográfica, ela se baseia nas fases da vida de Maria:
• Infância
• Infância
• Infância
• Imaculada Conceição
• Imaculada Conceição
• Imaculada Conceição
• Encarnação do Verbo de Deus
• Encarnação do Verbo de Deus
• Encarnação do Verbo de Deus
• Maternidade
• Maternidade
• Maternidade
• Paixão de seu Filho
• Paixão de seu Filho
• Paixão de seu Filho
• Glorificação
• Glorificação
• Glorificação


FONTE: http://www.eternamisericordia.com.br/artigo/lista-de-nomes-de-nossa-senhora
Quem é Maria Santíssima?

1 ´ O caminho da salvação

Por meio dela Deus quis que o Salvador viesse a nós. Deus quis precisar de Maria (Gen 3,15)...´Ela te esmagará a cabeça´. É por Maria que devemos ir a Jesus, porque Jesus veio a nós por Ela.

2 ´ É Mãe de Deus

Jesus é Deus. E Maria é Mãe de Jesus. Isabel lhe disse: ´A que devo a honra de receber a Mãe do meu Senhor?´(Lc 1,43) Os santos a chamam de ´Onipotência Suplicante´, isto é, pode tudo com as suas súplicas a seu Filho. TEOTHOKOS (Mãe de Deus) (Gal 4,4)

3 ´ É Imaculada (08 de dezembro)

Isto é, foi concebida no seio de sua mãe (Sta. Ana) sem o pecado original, que todos os homens herdam dos pais. Maria foi preservada do pecado original pelo sacrifício de Jesus na Cruz. Deus antecipou para Ela a redenção. Para Deus o tempo não é obstáculo. Este doma foi proclamado pelo Papa Pio IX, 1854, solenemente, e confirmado pela própria Virgem em Lourdes, 4 anos depois, quando disse à menina Bernadete: ´Eu sou a Imaculada Conceição´, em 1858. Maria foi livre do pecado para que Jesus também o fosse; isto é, livre das cadeias do pecado, da morte e de Satanás, para poder vencê´lo e libertar a humanidade escrava.

4 ´ Maria é sempre Virgem

Maria sempre quis ser Virgem, isto é, consagrada inteiramente a Deus. Mas Deus precisou dela para Mãe de seu Filho. Como para Deus tudo é possível, Ele a preservou Virgem perpetuamente. A Igreja ensina que Ela é ´Virgem antes do parto, Virgem no parto e Virgem após o parto´. É uma glória que Deus quis lhe dar. É dogma de fé. É um milagre, que não pode ser entendido pela ciência. (Concílio de Cápua, Itália, ano 381)

5 ´ É a predileta do Pai

Maria foi a eleita do Pai entre todas as mulheres de todos os tempos e lugares. Isabel, cheia do Espírito Santo lhe disse; ´Bendita és tu entre as mulheres´(Lc 1,42). Foi a sua profunda humildade a razão de sua escolha por Deus. Ela mesma nos ensina isto no Magnificat: ´Ele olhou para a humildade de sua serva´(Lc 1,48). Quem se humilha será exaltado, disse Jesus. Ninguém se humilhou tanto como Maria, por isso ninguém foi tão exaltada como Ela. Ela mesma diz: ´Todas as gerações me proclamarão bem aventurada´(Lc 1,48). Sendo Mãe de Deus , o Rei, Ela foi humilde, simples, silenciosa, sofredora.... Maria só apareceu nas horas difíceis: Em Caná da Galiléia, no Calvário, na fuga para o Egito, no serviço a Isabel, etc... Os humildes são ocultos. Ela é ´cheia de graça´(Lc 1,30 e 28)

6 ´ Maria é a Esposa do Espírito Santo

Ela concebeu Jesus pelo poder do Espírito Santo (Lc 1,35). Ele é seu Esposo. Onde está Maria está o Espírito Santo. Foi Ela que o trouxe em Pentecostes (At 2). Diz São Luiz de Montfort: ´Quanto mais o Espírito Santo encontra Maria em um coração, mais Ele vem a este coração e o santifica´. Deus quis ter Mãe, escolheu Maria, quis ter uma filha especial, imaculada, escolheu Maria, quis ter uma esposa, escolheu Maria. Que glória a de Maria!

7 ´ Jesus foi submisso a Maria e a José

O criador se fez sujeito à sua criatura ´E ele lhes era submisso´ (Lc 2,51). Também no céu Maria continua Mãe de Jesus, a quem Ele tem a alegria de ´obedecer´. São José, depois de Maria, é o santo de maior glória e poder junto a Deus, por ter sido o eleito para pai adotivo (legal) de Jesus.

8 ´ Maria é vitória de Deus contra o mal

Ela esmaga a cabeça da serpente infernal (Gen 3,15). É preciso estar protegido pelo seu manto virginal. É Ela que está arregimentando hoje o seu Exército de filhos fiéis para dar combate aos pecados do mundo: drogas, vícios, prostituição, homossexualismo, violências, ódios, assassinatos, corrupção, etc... É preciso rezar o Terço todos os dias, até o Rosário todo, para ter a força de Maria. Falar aqui sobre a importância do Rosário. Rezando´o, contemplamos a vida toda de Jesus. Em cada Ave´Maria lhes saudamos com a mesma saudação do Arcanjo Gabriel e Sta. Isabel, e pedimos que ela rogue por nós.

9 ´ Ela é medianeira de todas as graças

Maria é o canal de todas as graças. Se Jesus, a maior graça, a salvação, veio por Maria, é lógico que as outras graças, que são menores que essa, também vêm por Maria. Ela é a ´Avenida´ ampla e perfumada que Deus abriu para chegarmos a Ele. Não queira usar outro caminho. As bodas de Caná mostra o poder intercessor de Maria (Jo 2). Explorar isto. ´Pede á Mãe que o ´Filho atende´.

10 ´ Maria é nossa Mãe

Jesus no´la deu como Mãe, na Cruz. Na hora de sua morte, isto é muito significativo. Ela oferecia Jesus na cruz ao Pai, por nós, ao mesmo tempo Jesus a fazia nossa Mãe. De verdade, não só de palavras.(Jo 19,25´27) ler. Ela é a nossa Mãe espiritual. É ela que forma e modela a nossa alma para Deus. Ela nos leva ao caminho da santidade, de modo rápido, fácil, seguro e curto. Ela ´adocica´ a nossa cruz de cada dia, como a Mãe adocica o remédio amargo que o filho precisa beber. Leve Maria para sua casa (no seu coração) como São João o fez. Ela o guiará, sustentará na fé, protegerá nos perigos e ensinará na lei de Deus.

11 ´ Maria foi Assunta ao céu (15 de agosto)

Levada ao céu de corpo e alma. Só Ela e Jesus estão com os seus corpos no céu. Os santos só estão com as sus almas. Os corpos só ressucitarão no juízo final. Maria já ressucitou, está gloriosa de corpo e alma diante de Deus e intercede por cada um de seus filhos com poder. Ela prepara para nós um lugar no céu. ´Nós somos cidadãos do céu´(Fil 3,20) disse São Paulo. Maria nos espera lá. É dogma de fé proclamado por Pio XII em 195.

12 ´ Maria é a Rainha do Universo

Veja (Apoc 12,1). É o universo glorificando a sua Rainha. O sol, a lua e as estrelas era tudo o que os antigos conheciam do universo. A Mãe do Rei é Rainha. Festa celebrada pela Igreja em 22 de agosto. Todo o poder foi dado a Maria abaixo de Deus, no céu, na terra e nos infernos. Todos lhe foram submissos: anjos, homens, demônios.